Para competir efetivamente com o mundo em ritmo acelerado, todos precisam ser mais inovadores, eficientes e, acima de tudo, altamente produtivos.

Se você é empresário, a tendência crescente de trabalhadores remotos torna quase obrigatório que você invista na melhor tecnologia.

Tecnologia que otimiza o poder de uma força de trabalho remota, pois quando produtividade e tecnologia se combinam, grandes coisas acontecem.

Confira a seguir 5 pontos de como a tecnologia pode afetar diretamente a produtividade.

1. Aprimorando a organização

Uma organização adequada minimiza a perda de tempo na procura de papéis. Pense nos minutos e horas desperdiçados por colaboradores ao navegar em arquivos sem fim em busca de dados importantes de clientes.

Esse tempo poderia ser usado de forma mais produtiva se um sistema de gerenciamento de banco de dados fosse utilizado. Graças ao avanço tecnológico, agora existem muitos softwares que auxiliam nessa função. Muitos deles são baseados na nuvem, tornando mais fácil para os funcionários remotos registrar dados relevantes em tempo real.

Ao sincronizar e armazenar dados em um só lugar, ele se torna facilmente acessível, permitindo um fluxo contínuo de dados importantes.

2. Maior disponibilidade de funcionários

A tecnologia possibilitou que as pessoas trabalhassem em casa ou em qualquer outro lugar. Isso aumenta a produtividade no sentido de que a maioria das pessoas se sente mais confortável trabalhando longe dos olhos vigilantes e às vezes ameaçadores do chefe.

Na mesma linha, a tecnologia aumenta a produtividade, reduzindo a quantidade de tempo perdido na estrada, principalmente para reuniões de negócios.

3. Atendimento automatizado ao cliente

Obviamente, o atendimento ao cliente desempenha um grande papel no sucesso de qualquer negócio. Ele mantém uma empresa e seus clientes unidos em relacionamentos mutuamente benéficos de longo prazo.

Mas o atendimento ao cliente pode ser uma dor de cabeça, especialmente para empresas iniciantes. Se você for um empreendedor de startups, provavelmente atuará como CEO e agente de atendimento ao cliente ao mesmo tempo. Esse caso significa ter que lidar constantemente com telefonemas longos e frustrantes.

Isso leva à alguns problemas, pois às vezes você não é capaz de oferecer aos clientes a melhor experiência. Além disso, ter que perder muito tempo atendendo chamadas consome muito tempo o qual você poderia ter usado para tratar das questões de produção ou distribuição levantadas pelos clientes.

Mas há esperança na crescente integração da inteligência artificial nos negócios. Os chatbots, por exemplo, agora são capazes de responder a tantas perguntas quanto você as programar, com facilidade, elegância e precisão incomparável. É um ótimo recurso que economiza tempo e aumenta a produtividade.

4. Marketing segmentado sem esforço

Por muito tempo, os empreendedores têm lutado com estratégias de marketing que não são apenas genéricas e superficiais, mas também caras e demoradas.

Se você tiver que reservar e competir por outdoors, espaços de anúncios em jornais e comerciais de TV para vender, você acabará desperdiçando a maior parte de suas horas produtivas em empreendimentos não tão produtivos.

É triste quando você percebe que, mesmo depois de sacrificar todo esse tempo, sua campanha ainda não está se concentrando ou se especializando o suficiente para atingir ou atrair o público certo.

Com a tecnologia, você pode colocar anúncios no lugar certo, para as pessoas certas. Anúncios de mídia social, por exemplo, são focados e especializados, mas muito fáceis de investir. Além disso, esses anúncios são baratos demais quando você os compara com os anúncios fora de foco da velha escola na TV e nos jornais.

Empresas de estratégia e comunicação, como a LC4, são especialistas em segmentar sua campanha digital de forma precisa, utilizando dados como localização e faixa etária, além de muitos outros aspectos que defina seu público. Eles serão capazes fazer o marketing da sua empresa completamente focado no seu público-alvo.

A tecnologia permite que você alcance mais clientes e leads sem estourar o orçamento. Assim, você pode redirecionar o tempo e dinheiro economizados para funções mais produtivas.

5. O uso de dados no RH

Os dados são a matéria-prima da tecnologia de análise. Em uma área que ocupa cada vez mais o viés estratégico, o setor de recursos humanos precisa tomar decisões e analisar situações baseando-se em dados. Por consequência, há um aumento da produtividade, onde a assertividade das decisões e o poder de ação em outras frentes aumentam.

Para isso, começa a surgir no Brasil soluções baseadas em dados especificamente para essa área. A empresa MAPA é pioneira nesse setor e faz parte do ecossistema Startwp.

Um exemplo de uma dessas soluções é o teste de personalidades. Através dele é possível compreender o contexto organizacional nas mais diversas situações por meio da coleta e análise de dados, seja nos recrutamentos e seleções ou no planejamento de programas de desenvolvimento de pessoas.

A tecnologia e a produtividade

Como você já viu até agora, há vários meios de a tecnologia melhorar a produtividade. Novamente, esta lista é apenas uma breve introdução ao grande número de maneiras como você pode experimentar e como você pode usar o poder da tecnologia para os benefícios da sua empresa.

Portanto, sinta-se à vontade para começar a adaptar as ferramentas e benefícios agora e revolucionar sua empresa.

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