Para trabalhar em projetos de melhoria contínua e tentar entender os processos atuais na sua empresa, você pode considerar a utilização de fluxogramas de processo.

Embora esses diagramas possam ter algumas limitações, eles podem ser extremamente benéficos no sentido de que permitem decompor um processo passo a passo, alocar tempo para as etapas e, por fim, ver o seu quadro geral.

Os fluxogramas do processo podem ser usados ​​em uma variedade de configurações. Podem ser processos tão complicados quanto criar um novo motor até escovar os dentes pela manhã. É por isso que esta ferramenta é extremamente benéfica, pois permite visualizar cada etapa.

Eles também podem ajudar a mostrar quais etapas podem ser combinadas, como novos equipamentos ou processos automatizados podem remover etapas e, finalmente, uma base potencial de como você pode aumentar a eficiência do seu negócio.

Os fluxogramas estão sendo utilizados por muitos setores diferentes em todo o mundo e podem fornecer uma visão completa da sua empresa. Ao utilizá-lo, há uma série de vantagens e desvantagens associadas à ferramenta. Portanto, neste artigo, iremos discutir suas vantagens e desvantagens.

Confira!

Vantagens dos fluxogramas

Os fluxogramas de processo têm uma variedade de vantagens que podem agregar um valor tremendo à sua empresa. Essas vantagens incluem o seguinte:

Comunicação

Fluxogramas de processo são comumente utilizados por indivíduos envolvidos com a melhoria de processos. Essa ferramenta permite que você comunique processos e possíveis problemas de uma forma que a gerência possa entender, levando-os para potencialmente alterar o processo ou implementar novas melhorias.

A comunicação é fundamental quando se trata de fluxogramas de processo, porque pode transformar um procedimento complicado em um visual simplista que permite que a administração entenda o escopo geral e as questões associadas a ele.

Análise

Com a ajuda de fluxogramas, os problemas podem ser analisados ​​de uma maneira muito mais eficaz, mostrando as áreas com potenciais de redução de custos e ajustes na alocação de tempo.

Isso é benéfico no sentido de que você pode dar uma olhada nas etapas que podem ser combinadas ou reorganizadas, levando a uma redução do desperdício e a uma maior produtividade.

Os fluxogramas do processo são um método vantajoso para poder analisar o processo e, em última análise, procurar áreas de melhoria.

Documentação adequada

Os fluxogramas é uma ótima forma de se realizar uma documentação que todos são capazes de entender, além de poder ser utilizados em vários departamentos.

Como todos são capazes de entendê-los, há mais incentivos para limpar os processos por meio da eliminação das etapas e do aumento da eficiência.

Ser capaz de documentar o processo, explicar por que ele é do jeito que é e tê-lo em mãos é uma vantagem substancial para sua adoção.

As vantagens relativas aos fluxogramas parecem ser infinitas. Mas, infelizmente, como toda ferramenta, existem algumas desvantagens.

Desvantagens dos fluxogramas

Algumas das desvantagens relativas aos fluxogramas são as seguintes:

Alterações

As alterações podem se tornar um incômodo ao usar fluxogramas. Isso se deve ao fato de que, quando houver alterações no processo, ou sempre que um processo precisar ser alterado, você provavelmente terá que redesenhar todo o fluxograma, o que resulta em perda de tempo e dinheiro.

De longe, esta é a desvantagem mais substancial da ferramenta.

Complexidade lógica

Quando um processo é relativamente complexo, ele pode fazer com que um fluxograma pareça confuso e desajeitado.

Isso dificultará o entendimento da gerência e pode ser uma perda de tempo, afinal, a ferramenta prioriza localizar áreas de desperdício em um determinado processo ou área.

É por isso que é importante dar uma olhada no processo e ver se há etapas que podem ser unificadas ou simplificadas.

Reprodução de um fluxograma

A última grande desvantagem dos fluxogramas é que os símbolos do fluxograma não podem ser digitados. Você terá que usar Word, Excel ou algum outro software que permita criar formas e inserir palavras nelas. Isso torna a recriação de fluxogramas mais complicadas, considerando que eles exigem essas formas.

Os fluxogramas do processo são uma ferramenta incrivelmente vantajosa para utilizar em qualquer tipo de empresa que busque um maior conhecimento do seu processo. Entretanto, é sempre bom analisar as vantagens e desvantagens que eles oferecem e adequá-los à realidade do seu negócio.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!