Capaz de oferecer chances de investir em iniciativas com maior oportunidade de sucesso, o digital twin atua com a participação de ferramentas fundamentais e importantes tecnologias, resultando em uma tomada de decisão mais efetiva, redução de custos para as empresas, contribuindo para melhorar a qualidade e eficiência dos produtos e, claro, resultados das empresas.

Readequando as operações, neste contexto, o conceito vem ganhando cada vez mais força no cenário empresarial, sendo que gestores de diferentes organizações têm apostado nessa ferramenta, por conta da sua alta eficiência.

Além do aperfeiçoamento dos processos empresariais, ao transmover o foco dessa ferramenta para o cliente final, o ‘gêmeo digital’ ganha uma dimensão até então inimaginável, contribuindo para a experiência do usuário. Mas, afinal, você sabe o que é o digital twin?

Se você ainda não sabe do que se trata, no conteúdo a seguir, entenda os detalhes dessa ferramenta, conheça os benefícios que essa transformação digital é capaz de fazer nos resultados, aprimoramento de linha de produção e produtos, além de outras vantagens para os processos internos e rotineiros das organizações. Boa leitura!

Gêmeos digitais: o que é o digital twin?

Com a participação de várias tecnologias desempenhando papéis essenciais para o sucesso das análises, o digital twin, ou gêmeo digital em tradução literal para o português, é uma versão virtual de um processo ou objeto físico.

O Digital Twin é uma tecnologia de virtualização de objetos, produtos e processos. Sua aplicação permite a simulação de seu uso e aplicação para a obtenção de dados que contribuem com o seu desenvolvimento.

Incluindo um modelo, dados relacionados a ele e a possibilidade de realizar um monitoramento, o digital twin é considerado um salto positivo e significativo para o mercado corporativo, pois traz inúmeras vantagens no modo de desenvolver, avaliar e, claro, aprimorar os seus produtos.

Quais são as tecnologias envolvidas no digital twin?

Como dito acima, essa ferramenta inclui outras tecnologias, entre elas, podemos citar:

• Softwares de simulação;

• Internet das Coisas (IoT);

• Cloud computing;

• Big data;

• Analytics;

• Machine learning (aprendizado de máquinas)

• Inteligência Artificial (IA)

Exemplificando o “apoio” que essas tecnologias oferecem para que o desempenho do digital twins seja ainda mais assertivo, a seguir, saiba como a IoT, a IA e o Machine Learning auxiliam nesse eficiente processo:

• IoT: permite que cada vez mais produtos, equipamentos e dispositivos estejam interligados, se comunicando e fornecendo informações valiosas para engenheiros.

• Inteligência Artificial e o Machine Learning: são capazes de potencializar as otimizações dentro de ambientes corporativos, afinal, no digital twins, cálculos complexos são realizados enquanto os sensores captam informações, impulsionando a máquina a tomar as melhores decisões, resultando em um desempenho totalmente assertivo.

Como funciona o digital twin?

De maneira direta, o digital twin funciona como um espelho, ou seja, ele cria uma réplica virtual e completamente fiel a um objeto físico, onde projetistas, engenheiros, entre outros profissionais, conseguem dimensionar com exatidão como será o resultado final de um projeto e todo o seu ciclo de vida.

Contribuindo para o desenvolvimento de outras aplicações, todo o processo acontece com a utilização de um software. Nesse sistema é feito uma combinação de dados da empresa, simulações e análises.

Durante o funcionamento do sistema, enquanto sensores absorvem informações, cálculos complexos são feitos. Por isso, a tecnologia é capaz de tomar as melhores decisões.

A partir de uma espécie de simulação, os digitais twins fornecem as perspectivas, dados e todas as informações importantes sobre a utilização do produto.

Além de fornecer informações relevantes para o momento atual da empresa, o software é capaz de conceder dados para as situações futuras da organização.

Digital twin aplicado ao marketing

Você sabia que nem só na produção o uso de digital twin traz ótimas possibilidades? Isso mesmo! Com foco no cliente, essa ferramenta digital contribui para a experiência do usuário por meio das informações captadas por dispositivos, ou seja, pelo uso da loT.

Possibilita a criação de uma representação digital capaz de ajudar o cliente a saber o que ele precisa, podendo acontecer por meio de um aplicativo próprio da marca no qual o consumidor tem acesso às informações do objeto. Ao aplicar o digital twins ao marketing, na forma de object marketing, é possível abrir um duplo caminho para o setor:

1) Levando ao cliente ofertas baseadas em dados concretos de uso, ao exemplificar o uso dessa tecnologia com um cliente que realizou a compra de um tênis, é possível alertar esse consumidor sobre o melhor momento de trocar o calçado com base no desgaste natural do produto.

2) Com a coleta de dados sobre hábitos de uso, é possível produzir com um nível de exatidão e personalização, agradando cada vez mais o cliente. Outra possibilidade é ofertar desconto em produtos complementares de acordo com a performance do cliente x uso do produto.

Digital Twin: o produto digital da indústria de capital intensivo

Além de todas as vantagens já descritas acima, ao implementar essa tecnologia na sua empresa, outras facilidades e soluções podem ser adquiridas como, por exemplo, a otimização de processos, redução de custos, eficiência, aumento da produtividade, maior visibilidade do ciclo de vida dos produtos, redução de interrupções e, claro, inovação para a empresa!

A seguir, confira outros benefícios oferecidos pelos gêmeos digitais:

Possibilidade de conclusões acertadas, permitindo uma tomada de decisão mais efetiva;

• Adoção de ações que ajudam no aumento da produtividade e no ganho de eficiência;

• Com a otimização do uso dos recursos e outros benefícios, a empresa gera redução de custos;

• Além de permitir a simulação e análise de cenários em um ambiente virtual, antes de ir para o mundo real, essa solução também oferece diversos outros benefícios.

• Com mais clareza das informações, recursos são poupados caso o projeto não apresente resultados efetivos no mercado;

• Ao gerar uma documentação dos fluxos de trabalho, no futuro, será possível a identificação com mais precisão quais componentes foram comprados e em qual momento do processo produtivo foram usados;

• Com os relatórios do digital twins, é possível identificar os materiais que apresentaram defeitos e qual fornecedor esses materiais foram adquiridos.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre esse assunto?

Entre em contato com a Startwp, saiba mais detalhes sobre essa tecnologia e conheça outros serviços que podem revolucionar a sua empresa, trazendo resultados extraordinários.

Fique por dentro das novidades e das soluções em marketing que movimentam o mercado corporativo mundialmente. Clique e acesse agora mesmo o nosso blog e mantenha-se informado!