MARKETING DIGITAL

Todo mundo sabe que o marketing de conteúdo é uma forma eficaz de construir sua marca e alcançar seu público-alvo.

Entretanto, uma forma de marketing de conteúdo que está crescendo em importância é o marketing em vídeo. Na verdade, de acordo com um relatório da Demand Metric, 83% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo é mais importante do que nunca.

Isso se reflete nas estatísticas da WYZOwl, que mostram que 87% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing.

Neste artigo, vamos dar uma olhada no que é o marketing de conteúdo em vídeo, bem como dar a você algumas razões para adotá-lo em sua estratégia de marketing digital.

O que é marketing de conteúdo em vídeo?

O marketing de conteúdo em vídeo é quando as marcas produzem conteúdo no formato vídeo para aumentar o alcance e tráfego do seu perfil online. O vídeo é geralmente publicado no YouTube ou em uma rede social, embora também possa vir na forma de webinars, cursos, vídeo ao vivo, entre outros.

Quando bem feito, o vídeo pode ser uma forma poderosa de uma marca divulgar sua mensagem de uma maneira que seja facilmente acessível a um grande público. Ele funciona com estratégias de conteúdo B2C e B2B.

A grande vantagem do marketing de conteúdo em vídeo é que ele está se tornando cada vez mais fácil de fazer com eficácia. O número de opções que os profissionais de marketing têm, significa que realmente há algo para todos os negócios, mesmo aqueles que não possuem as habilidades tradicionais de gravação ou edição de vídeo.

Aqui estão cinco razões pelas quais o marketing de conteúdo de vídeo é mais relevante do que nunca:

1. Vídeos são uma ótima maneira de explicar seu produto

O vídeo é uma ferramenta útil quando se trata de ajudar os compradores em potencial a aprenderem sobre um produto. Na verdade, de acordo com a WYZOwl, 94% dos profissionais de marketing dizem que o uso de vídeo ajudou a aumentar a compreensão do usuário sobre um produto ou serviço.

Os clientes só comprarão seu produto quando entenderem o que ele faz e como isso os ajudará. Não é surpreendente que o vídeo seja uma ferramenta tão boa para isso, já que o elemento visual ajuda as empresas a explicar claramente como as coisas funcionam.

Confira este vídeo do Dropbox, que é um ótimo exemplo de como um vídeo pode ser usado para explicar efetivamente o que é um produto.

2. Os vídeos têm um bom retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento que você obtém com seu vídeo depende de vários fatores, incluindo o quão bem você organizou sua estratégia de conteúdo e a qualidade de seus vídeos. No entanto, 83% dos entrevistados da pesquisa WYZOwl dizem que o vídeo oferece um bom retorno sobre o investimento.

Você pode pensar que produzir um pode ser caro e demorado. Mas há muita tecnologia por aí que torna possível criar bons vídeos rapidamente e sem um grande orçamento.

Não apenas a maioria de nós tem gravadores de vídeo de alta qualidade em nossos bolsos na forma de smartphones, mas soluções de software como VideoScribe e Doodly facilitam a criação de vídeos explicativos envolventes a um custo baixo. Gastar menos ao produzir seus vídeos significa que é mais fácil obter um ROI positivo.

3. Você pode usar o vídeo de várias maneiras

Os profissionais de marketing têm muitas opções quando se trata de como usam o vídeo. Isso significa que é fácil encontrar um método que se encaixa nos objetivos de marketing da sua empresa.

A maioria das plataformas de mídia social, incluindo Snapchat, Facebook, Instagram e YouTube, permite que você poste histórias que desaparecem após um certo tempo. Eles são ótimos porque podem ser super rápidos e baratos de criar e falam diretamente ao seu público. Para que as histórias sejam eficazes, você precisa ter – ou construir – um público nas redes sociais.

O vídeo ao vivo cresceu nos últimos anos, com gigantes da indústria como Facebook, YouTube e Twitch oferecendo maneiras para as empresas transmitirem conteúdo ao vivo. O vídeo ao vivo pode ser eficaz. O Facebook disse que as transmissões ao vivo têm seis vezes mais interações do que os vídeos normais.

Os webinars também são uma ótima maneira de usar o vídeo para interagir diretamente com seus clientes em potencial.

Eles podem ser usados ​​para responder a perguntas específicas que os clientes possam ter sobre o seu produto ou para ensinar ao público algo sobre o seu setor, estabelecendo-se assim como uma autoridade. Softwares como GoToWebinar ou Livestorm tornam mais fácil para as empresas realizar, ou mesmo automatizar, os webinars.

4. Pessoas adoram vídeo

Assim como a tecnologia tornou mais fácil para as empresas gravar vídeos, também tornou incrivelmente conveniente para as pessoas assisti-los. Existem inúmeras estatísticas que ilustram este ponto. Aqui estão algumas das mais atraentes:

  • Em 2017, o blog oficial do YouTube disse que as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de conteúdo do YouTube todos os dias.
  • O Twitter revelou que há 2 bilhões de visualizações de vídeo em sua plataforma todos os dias. Além disso, os tweets com vídeo obtêm 10 vezes mais engajamento do que aqueles sem.
  • A Digiday diz que o Facebook tem mais de 8 bilhões de visualizações de vídeo por dia. Curiosamente, 85% deles são vistos sem som.

Se você não estiver criando um vídeo, corre o risco de perder uma das formas mais populares de as pessoas consumirem seu conteúdo.

5. Vídeos são ótimos para SEO

Enviar vídeos para o YouTube que visam termos de pesquisa comuns pode ser uma boa maneira de colocar sua empresa na primeira página do Google. Isso porque o Google inclui vídeos do YouTube no topo da página para muitos termos de pesquisa.

Aqui está um exemplo disso em ação. Quando você pesquisa os termos “Como editar vídeos no iPhone”, o Google mostra três vídeos abaixo do snippet em destaque e acima da seção “As pessoas também perguntam” e dos resultados de pesquisa normais.

Além da exposição potencial no Google, os vídeos também aparecem quando as pessoas pesquisam coisas no YouTube. Isso é significativo, pois, em 2017, Moz e Jumpshot descobriram que o YouTube tinha a terceira maior fatia do mercado de pesquisa dos EUA, atrás apenas do Google.com e do Google Imagens.

Use os vídeos em sua estratégia de marketing

O vídeo é uma ótima maneira de os profissionais de marketing alcançarem as pessoas. Se você ainda não o tem como parte de sua estratégia de conteúdo, talvez deva pensar em experimentar alguns projetos.

E para te ajudar com a implementação dos vídeos em sua estratégia de marketing digital, conte com a Startwp.

Com empresas especializadas em marketing digital em seu ecossistema, você obterá toda assessoria necessária para implementar essa ferramenta poderosa na divulgação de sua marca, serviço ou produto.

Entre em contato hoje mesmo e confira todo potencial que os vídeos podem trazer para o seu negócio.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!